-
Arquitetos: Bertrand Taquet Architectes
- Ano: 2022
-
Fotografias:Antoine Seguin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O grupo escolar Dunois foi construído na segunda metade da década de 1970. Está localizado no distrito de Chevaleret, um exemplar do "urbanismo em camadas" muito presente nessa época. A escola é delimitada pelas torres "Pyramides", edifícios emblemáticos do 13º arrondissement de Paris.
O complexo escolar é concebido como uma escadaria, em que cada nível fica recuado em relação ao que se encontra abaixo. As escadas são um dos principais elementos da arquitetura. Um elemento funcional, mas que oferece múltiplas possibilidades na sua concepção. Este elemento principal pode mesmo ser interpretado como uma alegoria da arquitetura. Concentra técnica, função, design, poesia e todos os outros componentes do pensamento arquitetônico.
A escadaria Dunois proporciona um acesso independente à cobertura da fazenda urbana desenvolvida e mantida pela associação Les fourmis qui jardinent. Para além de criar um fácil acesso, a ampla e alta plataforma oferece uma visão geral de todos os telhados verdes. Esta escada liga dois telhados localizados no R+2 e no R+4. Esta estrutura atravessa dois níveis graças a dois lances de degraus posicionados perpendicularmente. Este ângulo traz dinamismo ao conjunto.
A estrutura da escadaria reproduz um tripé, assegurando assim a sua própria estabilidade. Isto evita a criação de grandes ganchos que afetariam a estrutura do edifício e, em vez disso, permite que a escadaria seja colocada no telhado e que os custos de instalação sejam reduzidos. Para além de cumprir as limitações estruturais, o tripé ecoa a forma piramidal e a fachada inclinada do edifício existente.
Entre a paisagem vertical das torres do 13º arrondissement de Paris, uma associação local de agricultura urbana está desenvolvendo a sua atividade nas coberturas do grupo escolar Dunois. Ligando dois espaços anteriormente separados, uma escada de dois andares emerge de uma escola cujas fachadas foram cobertas por vegetação. A forma simples da escadaria tingida com tinte branca em pó se encaixa num ambiente heterogêneo.
Como um objeto útil e auto-sustentável, responde à necessidade de leveza induzida pela baixa capacidade de suporte das lajes sobre as quais repousa. A ambição é também a de criar um elemento forte que destaque a fazenda urbana no ambiente urbano denso. A iluminação necessária para cumprir os regulamentos de acessibilidade está localizada nas longarinas das escadas, dando-lhe uma visibilidade quase surreal em períodos sem luz natural.